segunda-feira, 28 de maio de 2007

A Lua e as Estrelas

Menino estava um dia a observar o céu e notou a beleza daquela noite de um céu limpo e sem nuvens.
Ficou quieto, mas tão quieto que mãe estranhou tamanha quietude e pensou em aproveitar aquele momento para relaxar. Não conseguiu. Menino estava quieto demais.
Chegou perto do filho e perguntou:
_ Menino, o que você tem?
_ Mãe. Por que a Lua é tão sozinha?
_ Como assim, Menino?
_ Mãe, olha ela lá sozinha...Mas eu comecei a pensar... Tá vendo aquela estrela bem ali, próxima a Lua?
Mãe olhou, olhou e a identificou...Pensou em como era danado o seu Menino.
_ Sim, o que tem?
_ Será que aquela estrela é amiga da Lua?
_ Ih, sei não, meu filho...Mas está ficando tarde, e frio. Vamos entrar menino. Amanhã você tem escola.
_ Já vou Mãe.
E ele ficou alí pensando... Pensou se Deus fez a Lua para ser solitária mesmo, ou se as estrelas eram não só para iluminar o céu, mas também para ser amigas da Lua.
E Menino dormiu, acordou, estudou, comeu, fez seus afazeres, mas não tirou aquela idéia da cabeça. E à noite, começou a observar de novo. Era uma distância um pouco grande, mas vista debaixo, de cima poderia ser mais perto. Se decepcionou ao pensar que elas não eram amigas.
E Menino dormiu, acordou, estudou, comeu, fez seus afazeres, e continuou com aquela idéia da cabeça. Mãe, serviu o jantar triste.
_ O que foi Mãe?
_ Nada Menino.
_ Fala Mãe.
_ Ô meu pequeno, você não entenderia.
Pai, baixinho, lhe conta:
_ É saudades da irmã dela...elas estão meio distantes, sabe...
Menino ao ouvir tem um clique. Acaba o jantar e fica matutando.
_ Mãe, vem cá.
Mãe vem desanimada.
_ Sabe, eu fiquei muitos dias tentando entender qual é a distancia entre a Lua e as estrelas e agora entendi...Mãe, elas devem ter uns anjinhos que ajudam elas ser amigas e assim Deus resolve a solidão delas.
_ O que isso tem a ver comigo, filhinho...
_ Calma Mãe, eu não terminei o pensamento...Deus também nos dá a oportunidade de ter amizades que duram, ainda mais irmãos...Por que a senhora não usa seus anjinhos para falar com sua irmã?
Mãe enche seus olhos de lágrimas.
_ E o que serão meus anjinhos?
_ O telefone, o e-mail, uma carta, o que for...Mãe...Não fica na saudade, não?
Mãe seca os olhos e toma a decisão.
E Menino ficou feliz de ter pensado tanto e ter achado a solução.

Escrito em 2003 e adaptado em 2007
Para Felipe que muitas vezes foi o Menino para minha querida Mãe.
Por Jeyvóóóca. Beijóóócas!

4 comentários:

Anônimo disse...

Q lindo, Jê!!!

beijos

Anônimo disse...

Oi...
Ai ai...
Enchi meus olhos de lágrimas...
Mas normal, quando a gente vive a história junto acontece destas coisas...
Menina menina... tú é boa hein???
Porqu eé que demorou tanto para decidir mostrar suas habilidades???
Beijos

Unknown disse...

Jeyva como vc consegue captar a simplicidade das coisas e deixá-las como preciosidades...não canso de te dizer que seu talento é notório...parabéns.
Este poema é singelo....e tem uma verdade que nos faz pensar realmente nas pequenas coisas que muitas vezes não paramos para observar.....
PARABÉNS amiga.....fico muitíssimo orgulhosa de ti viu.
Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Iaeee jeyva...dahora dahora...